terça-feira, 13 de outubro de 2009

Letras e histórias

Essa semana os alunos do maternal de tia Isabelle aprenderam duas letrinhas novas: a letra B de banana e a letra C de coroa.
E as atividades relacionadas foram:
- quantidade de letras da palavra COROA, usando material concreto;
- colar papel dentro da letra C;
- colar papel dentro da letra C;
- pintar banana de amarelo;
- colar papel dentro da letra B;
- contornar a letra B, para ter uma noção da mesma, e perceber como que é a sua movimentação;

Todas essas atividades induzem ao aluno a aprender e interiorizar as letras, compreendendo também a sua movimentação que é de suma importância para a sua escrita.
Nesta semana também fomos à biblioteca infantil, onde ouvimos e vimos uma linda história de uma menina que se chamava Ninoca, ela é muito esperta, ama ir a escola ler livros e aprender, obedece a sua mãe, porém ela também é bem sapequinha, pois ela brinca muito com seus amigos em sua casa, mas quando sua mãe vê aquela bagunça: sai de baixo. É mas Ninoca vem correndo e arruma tudinho depois que brinca.
Devemos com essas histórias, por exemplo, mostrar as crianças, que é importante obedecer a mamãe, porque ela é que cuida da gente, é importante ir pra escola para aprender várias coisas legais, mas devemos mostrar também que podemos sim brincar, pois ainda somos crianças, e a brincadeira também nos induz ao aprendizado.
É de suma importância nessa fase das crianças, terem esse contato com os livros, pois isso estimula bastante a leitura, ajudando também na linguagem e na escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário