terça-feira, 13 de outubro de 2009

Em fase de desenvolvimento...

Esse momento das crianças é muito importante, pois é a fase de desenvolvimento da escrita e da linguagem, e nesta semana elas realizaram uma atividade relacionada, onde tiveram que primeiramente encontrar e pintar a letra P, e posteriormente escrever a palavra Pinha, assim pude observar a escrita das crianças, que ainda está em desenvolvimento. O estudo sobre o desenvolvimento da linguagem da escrita remete, necessariamente, ao trabalho desenvolvido por Vigotski sobre o desenvolvimento dos conceitos científicos na criança em idade escolar. Segundo esse autor, essa questão é antes de tudo uma questão prática de suma importância, pois se refere às tarefas da escola na hora de ensinar às crianças o sistema de conhecimentos científicos. Além disso, aponta que

[...] o desenvolvimento do conceito científico de caráter social se produz nas condições do processo de instrução, que constitui uma forma singular de cooperação sistemática do pedagogo com a criança. Durante o desenvolvimento dessa cooperação amadurecem as funções psíquicas superiores da criança com a ajuda e com a participação do adulto. Na tarefa que nos interessa, isso encontra sua expressão na crescente relatividade do pensamento causal e no fato de que o pensamento científico avança até alcançar um determinado nível de voluntariedade, nível que é produto das condições do ensino. A singular cooperação entre a criança e o adulto é o aspecto crucial do processo de instrução, junto com os conhecimentos que são transmitidos à criança segundo um determinado sistema (Tradução nossa) (Vigotski, 1993, p. 183).



Continuando com nossas atividades do projeto, cujo tema é alimentação saudável, confeccionamos junto com a turma de tia Shirley e de tia Paula Azeredo, uma salada de frutas deliciosa, onde as crianças puderam saborear e também aprender a ter uma alimentação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário