terça-feira, 10 de março de 2009


As aulas voltaram, e com elas volta também o entusiasmo de um novo recomeço. É um momento de “matar” a saudade dos amigos, dos professores e de tudo! De começar o ano com muita alegria e foi assim na Escola Infantil neste ano de 2009, a recepção foi bem acolhedora, e como já de costume rezamos e cantamos, para que este ano seja de muita paz e alegria e que Deus possa estar nos abençoando nesta nova jornada de nossas vidas.
Nas primeiras semanas, as crianças do maternal, cujo atualmente estou estagiando na turma, voltaram bastante diferentes, assim pude perceber o quanto essas férias ajudaram em seu aprendizado e desenvolvimento, porém voltaram mais comunicativas, autônomas e muito mais desenvolvidas.
Algumas neste retorno choraram um pouco, com a falta de seus familiares, porém isso é só uma fase que logo passa, pois os mesmos se distraem, adaptando-se mais facilmente.
A timidez, inicialmente tomou conta das crianças, por isso é necessário distraí-las, e assim foi feito, as professoras realizaram atividades que integrassem mais, como por exemplo: músicas( são importantes para o desenvolvimento de habilidades e da comunicação através de gestos e sons), fotos com as letras iniciais do nome de cada criança( que é muito importante para o reconhecimento dos amigos antigos e conhecimento dos novos amigos), brincadeiras(“fator fundamental ao desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança, sendo um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociais com os seus semelhantes, descubra sua personalidade, aprenda a viver em sociedade e preparar-se para as funções que assumirá na idade adulta”), e entre outras atividades.
Já nas outras semanas as crianças passaram a realizar mais de uma atividade por dia, para que assim o processo de aprendizagem ocorra de forma mais rápida.
Uma das atividades de descontração, foi na qual a professora leu a história da balei, destacando as cores existentes nas ilustrações, e conhecendo o senso comum de cada criança, perguntando onde a baleia mora e além da baleia, quem mora no mar. Assim observei uma resposta bem curiosa, onde uma aluna teve a capacidade de associar o lugar mar e quem mora no mar a filmes já vistos e ao seu dia-a-dia, respondendo-lhe: Ariel, Nemo, baleia e peixe. Percebemos então, que a respectiva aluna relacionou o que já viu ao que lhe foi perguntado.
Com essas ações me torno cada vez mais interessada no cotidiano e no “mundo” da criança, e percebo que ainda existem muitas descobertas a serem realizadas, ao longo de toda a minha caminhada como estagiária e futura educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário