- as cores: azul, amarelo, verde e vermelho;
- letras do alfabeto;
- as letras iniciais do nome de cada criança;
Letra B de Bernardo;
Letra E de Evandro;
Letra G de Gabriela;
Letra L de Lara, Laura e Leandro;
Letra M de Maithe e Maria Clara;
Letra N de Nina;
Letra P de Pedro;
- noção de distância: longe e perto, como mostra a imagem abaixo, onde o nome está longe da árvore, e na outra imagem o nome está perto.
- as letras iniciais do nome de cada criança;
Letra B de Bernardo;
Letra E de Evandro;
Letra G de Gabriela;
Letra L de Lara, Laura e Leandro;
Letra M de Maithe e Maria Clara;
Letra N de Nina;
Letra P de Pedro;
- noção de distância: longe e perto, como mostra a imagem abaixo, onde o nome está longe da árvore, e na outra imagem o nome está perto.
Sempre a professora reforça esses conteúdos para a interiorização por parte das crianças.
As atividades dessa semana foram relacionadas à noção de longe e perto, na qual muitas crianças conseguiram entender e realizaram corretamente, pois a professora reforçou bastante este conteúdo dando exemplos na própria sala de aula, mostrando para os alunos que ela estava longe da porta, e depois estava perto da porta.
Sempre que estamos sem realizar nenhuma atividade específica, a professora busca uma forma de estimular os alunos, ou com fantoches, brincadeiras com as letras e também com histórias infantis. A brincadeira, por exemplo, é reconhecida como um meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades.
Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Ele afirma:
“O jogo é portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil.”( Piaget 1976, p.160).
Por isso é muito importante destacar e colocar em prática com as crianças essas formas de também aprendizagem.
Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Ele afirma:
“O jogo é portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil.”( Piaget 1976, p.160).
Por isso é muito importante destacar e colocar em prática com as crianças essas formas de também aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário